Investimento empresarial com expetativas positivas para 2014

Share

O INE publicou hoje os dados relativos ao Inquérito de Conjuntura ao Investimento registando “expectativas de aumento do investimento empresarial em 2014”.

Resumo 
De acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril de 2014 (com período de inquirição entre 1 de abril e 30 de junho de 2014), o investimento empresarial deverá apresentar uma taxa de variação nominal de 2,4% em 2014, que compara com a variação de 1,1% obtida no inquérito de outubro de 2013. Os resultados deste inquérito apontam ainda para uma redução de 4,0% do investimento em 2013, traduzindo uma revisão em alta face às perspetivas reveladas no inquérito anterior (variação de -8,3%).
Entre os objetivos do investimento, perspetiva-se um aumento dos pesos relativos do investimento associado à substituição e à racionalização e restruturação de 2013 para 2014. A importância relativa do investimento orientado para a extensão da capacidade produtiva diminuiu, embora permanecendo como o objetivo mais referido.
O principal fator limitativo do investimento empresarial identificado pelas empresas nos dois anos analisados foi a deterioração das perspetivas de venda, seguindo-se a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos. Em ambos os casos registou-se um aumento do peso relativo entre 2013 e 2014, tendo-se reduzido a percentagem de empresas que refere a dificuldade de obter crédito bancário, o nível da taxa de juro e a capacidade de autofinanciamento como principais fatores limitativos.

Mais informações: Aqui.

Zemanta Related Posts Thumbnail