Função Pública versus Sector Privado (2013) – Idade de Reforma e Baixas Por Doença – Actualizações

Share

A idade de reforma na Função Pública vai subir para 65 anos (com 40 anos de serviço) já em 2013, de forma a se igualar com a do sector privado.

A verdade é que a igualdade entre a idade de reforma do sector público e privado já estava programada, mas de um modo progressivo até 2015.

Actualmente, a idade de reforma para a Função Pública está em 63,5 anos e deveria aumentar para 64 anos, 64,5 anos e 65 anos em 2013, 2014 e 2015, respectivamente.

Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=60611

Também em 2013, a Função Pública vai convergir com o sector privado no que respeita a baixas por doença.

Assim, a proposta do Executivo prevê um corte de 10% nas faltas por motivo de doença e prevê a perda da totalidade da remuneração base nos primeiros três dias de falta, tal como já acontece para quem está abrangido pela Segurança Social.

Simplificando:

A partir do próximo ano, os funcionários públicos só passam a ter direito a receber subsídio de doença após três dias de falta.

É de referir que nos dias de hoje, estes mesmos trabalhadores têm direito à remuneração logo no primeiro dia em que falta é dada.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/dinheiro/idade-aposentacao-reforma-funcao-publica-idade-da-reforma-65-anos/1381679-3851.html

Independentemente de ser ou não um trabalhador da Função Pública, saiba como calcular a sua pensão de reforma através deste nosso artigo:

Cálculo da Pensão de Reforma – Explicação Detalhada:como calcular a sua reforma em 7 passos?

(clique para abrir)