Actualização das taxas de IMI – Deco alerta para excessos

Share

Num artigo da revista Dinheiro e Direitos, a Associação de Defesa do Consumidor Deco emite a sua opinião sobre a reavaliação de mais de cinco milhões de imóveis, a ser conduzida actualmente pelos Serviços de Finanças, o que irá causar o aumento das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a ser pagas pelas famílias portuguesas.

O artigo foi enviado para as redacções de várias publicações e conclui que a possibilidade de o valor patrimonial fiscal dos imóveis mais do que duplicar em alguns casos, associada às taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) irá “aumentará o sufoco financeiro das famílias”.

Subida do Imposto Municipal sobre Imóveis

Em alguns casos específicos, o valor patrimonial dos imóveis irá certamente duplicar. Se considerarmos isto em conjunto com as já elevadas taxas de IMI (com um valor máximo de 0,5%), a factura a pagar pelas famílias poderá tornar-se bastante pesada.

Mais ainda, uma vez que os contribuintes parecem desconhecer as novas regras, o Fisco parece estar em posição de cobrar mais impostos do que aquilo previsto por lei.

Fisco desincentiva reclamações sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis

Uma vez que os dados sobre os imóveis encontram-se agora informatizados, a Deco diz não compreender como as actualizações não são feitas de forma automática, principalmente no que diz respeito a alguns parâmetros específicos, incluindo antiguidade ou o valor do terreno. “Resultado: o contribuinte paga imposto como se a casa fosse sempre nova e o metro quadrado ainda valesse o mesmo”, remata a Associação. Mais ainda, a actualização obriga os contribuintes a deslocarem-se à sua repartição de Finanças, sendo que uma actualização custa, no mínimo, 204 Euros ao contribuinte. No entanto, tal valor varia de acordo com a complexidade do processo de actualização do Imposto Municipal sobre Imóveis e os custos com as avaliações podem ascender aos 3 mil Euros.

A notícia pode ser consultada aqui: http://www.deco.proteste.pt/casa/nc/comunicado-de-imprensa/imi-aumentar-direitos-diminuir

Mais sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis

Para saber mais sobre o Código do Imposto Municipal Sobre Imóveis, o valor que poderá ter que pagar ou como pedir isenção sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis, por favor consulte:

Código do Imposto Municipal sobre Imóveis – http://www.maisvalias.com/2012/02/03/codigo-do-imposto-municipal-sobre-imoveis/

Isenção do IMIhttp://www.maisvalias.com/2012/02/01/como-entregar-pedido-de-isencao-de-imi/

Simulador do Valor Patrimonial Tributáriohttp://www.maisvalias.com/2012/02/02/simuladorcalculadora-de-valor-patrimonial-tributario-para-efeitos-de-imi/