IES 2015 – Informação Empresarial Simplificada

SHARE
, / 3741 0

Junho é o mesmo mês do início da entrega da Declaração Anual da Informação Empresarial Simplificada – IES / Declaração Anual. O que precisa saber relativamente ao IES 2015.

  • O que é o IES?

O IES é uma declaração anual obrigatória para as empresas e para os empresários com contabilidade organizada, relativa às suas obrigações de natureza contabilística, fiscal e estatística. A informação prestada já era obrigatória antes da criação do IES, mas era transmitida a diversas entidades públicas, através de meios diferentes, passando agora a ser prestada a um único momento e perante uma única entidade.

  • Como entregar o IES

A IES é entregue através do preenchimento eletrónico de formulários únicos. Através do Portal das Finanças pode aceder ao impresso relativo ao IES 2015.

Para entregar o IES 2015 deve seguir os segintes passos:

– Aceder ao Portal das Finanças;

– Escolher a opção de entregar a IES e preencher a declaração diretamente ou abrir e enviar o ficheiro correspondente, previamente formatado de acordo com especificações legalmente definidas;

– Submeter eletronicamente a IES e guardar a referência Multibanco que é automaticamente produzida para permitir o pagamento do registo da prestação de contas;

– Depois terá de pagar o registo da prestação de contas no prazo máximo de cinco dias úteis seguintes, com um custo de 80€.

A IES tem de ser entregue pelo TOC – Técnicos Oficiais de Contas e representantes legais das entidades obrigadas à entrega da referida declaração.

  • Prazo de entrega do IES 2015

A IES 2015, relativa ao ano transacto, terá de ser apresentada/entregue entre o dia de 1 de junho e o dia 15 de julho de 2015, independentemente de esse dia ser útil ou não.

Fonte: IES.


Dúvidas? Visite o nosso Fórum


Responder