Quais os impostos que os portugueses têm que pagar?

SHARE
, / 2857 0

Costuma dizer-se que Portugal é um dos países da União Europeia onde as pessoas pagam mais impostos e cujos valores são também mais elevados. Será verdade? E quais são os impostos que os portugueses pagam? Com o objetivo de ajudar os contribuintes, o portal ComparaJá.pt desconstruiu os principais impostos que são pagos em território luso. Conheça-os todos!

 

O autor norte-americano Oliver Holmes afirmou uma vez que “os impostos são aquilo que se paga para se ter uma sociedade civilizada”, justificando o porquê desse pagamento. A ideia é o Estado cobrar um X para que todos os cidadãos, numa base igualitária e justa, possam ter acesso a um conjunto de serviços básicos e essenciais, como são os casos da saúde e educação.

 

Antes de entrar para os detalhes, é importante esclarecer a distinção entre impostos diretos e indiretos.  Os primeiros são aqueles que incidem sobre o rendimento dos indivíduos ou das empresas e são progressivos – ou seja, quem aufere mais rendimentos, paga mais (como são os casos do IRS e IMI, por exemplo). Por sua vez, os impostos indiretos são aplicados nos preços de bens e serviços, mudando a taxa aplicável conforme o tipo de produto (tal como o tão famoso IVA).

 

Vejamos então quais os impostos que se enquadram em cada uma destas duas categorias.

Impostos Diretos e Impostos Indiretos

MaisValias_IGImpostos

MaisValias_IGImpostosIG

 

Quando o Governo elabora o Orçamento de Estado (OE), tem sempre em consideração todos estes instrumentos de tributação, uma vez que é através deles que arrecada as receitas para fazer face às despesas.

 

Tendo em conta que a carga tributária é algo que tem influência direta nas suas finanças pessoais, o melhor a fazer todos os anos é, após a aprovação do OE, saber quais as alterações produzidas em cada um dos impostos em cima descritos.


Dúvidas? Visite o nosso Fórum


Responder