IRS: Bug no simulador confirmado pelas finanças

SHARE
, / 2953 0

As finanças confirmaram um bug que fazia com que a simulação do reembolso de IRS fosse superior ao que efectivamente receberam.

As pessoas afetadas foram contribuintes que entregaram o IRS na primeira fase e apenas nos primeiros dias da entrega. Este bug segundo relatos lidos dava valores errados para entregas de IRS separado ou conjunto.

O alerta foi comunicado pelo blog Contas Poupança, pelo que os seus autores ja contactaram as finanças e obtiveram a seguinte resposta:

Foi identificada uma falha no simulador que está disponível no portal e que tem que ver com a tributação conjunta. A referida falha foi corrigida logo no primeiro dia de entrega das declarações.  Ainda assim, todos os contribuintes afetados por esta situação e que tenham, com base na simulação efetuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma.

Este ano, o processo de entrega e liquidação de IRS tem especial complexidade uma vez que foi implementado um conjunto de novas soluções decorrentes da reforma do IRS. Tal como nos anos anteriores, verificam-se por vezes falhas informáticas que têm sido corrigidas ao longo do tempo da campanha, tendo os contribuintes vindo a ser alertados para isso pela AT, no Portal das Finanças.

Segundo entendemos não haverá coimas para quem tentar corrigir a situação.

Caso tenha dúvidas, entre em contacto com a administração central.

Caso queira discutir o assunto coloque a sua questão no nosso forum.


Dúvidas? Visite o nosso Fórum


Responder