O que esperar dos depósitos a prazo este ano?

Share

Depósitos a Prazo para 2015?

Após a comunicação da descida de taxa de juro sobre os Certificados de Tesouro Poupança Mais (CTPM) e sobre os Certificados de Aforro (CA), os juros dos seus depósitos não parecem ter neste momento perspectivas de melhorarem.

Quais as razões para a descidas das taxas sobre os depósitos a prazo em 2015?

Existem 3 factores na nossa opinião que vão estar contra a subida da taxa dos seus depósitos a prazo:

  • Alívio Quantitativo

Como escrevemos no artigo sobre o que é o alívio quantitativo, o excesso de dinheiro vem criar uma menor dependência dos bancos, relativamente às suas poupanças.

  • Descida das taxas dos CTPM e CA

Estes produtos têm sido acusados de “roubar” bastantes poupanças dos bancos nacionais a favor do estado, foi já dito pelas entidades responsáveis que esse juro vai baixar, baixando também a concorrência.

  • Fuga de aforradores do BES

Esta já concretizada há algum tempo, trouxe excesso de liquidez à maioria dos bancos, fazendo com que as taxas de juro baixassem abruptamente no último semestre do ano passado.

Sendo assim, durante este ano, os depósitos mais longos deverão ser uma escolha mais acertada caso não precise do dinheiro. Se achar que pode precisar do capital, há sempre uma estratégia que pode utilizar para não arriscar perder uma grande parte dos juros. Esta estratégia passa por fazer vários depósitos a prazo, caso precise de apenas uma parte do dinheiro não tem que mobilizar a totalidade do capital.

Bons negócios!

Este artigo resume a nossa opinião para este ano, por isso deve ser encarado dessa forma, para a tomada de qualquer decisão deverá contactar um profissional.