Avaliação do Imóvel após a Venda

Share

Boa Tarde Magui:

 A dúvida que nos colocou foi a seguinte:

” Será que me podem esclarecer

Vendi um apartamento por 75.000 euros, devia ao banco 25.000 euros, ficou um lucro de 50.000 euros.

Comprei nova Habitação por 190.000 euros pedi ao banco 155.000 euros, apliquei da venda anterior 35.000. Resta 15.000 de mais-valias não aplicados, pelo que paguei IRS, sobre esse valor. Ano 2007

No entanto a nova casa foi avaliada pelas finanças por 232.000 euros, paguei a diferença dos 190.000 para os 232.000 de IMT + Imposto de selo.

Tinha de fazer alguma alteração ao IRS do ano passado ou não?
E para efeitos de mais-valias, a nova avaliação da nova casa, como o valor é superior pode-se entender que o dinheiro foi reinvestido, ou só conta o que realmente paguei.
Obrigado pela ajuda, isto é tudo tão confuso

 

Magui

Os seus cálculos estão correctos e respondendo à sua primeira questão não deverá entregar uma nova declaração de IRS porque os valores que declarou são os efectivamente escriturados.

O que aconteceu foi que ao proceder à avaliação do imóvel o Estado considera que comprou uma casa a um preço abaixo do seu real valor, o que implicou o pagamento de IMT e Imposto do Selo pela diferença entre o Valor Patrimonial Tributário e o real valor de compra.

No que respeita à sua segunda questão efectivamente só reinvestiu 35.000 € na nova habitação, pelo que, apesar do VPT ser superior ao valor da compra, não pode considerar que reinvestiu mais dinheiro.

Destacamos no entanto que, no futuro, quando vender esta casa poderá abater às futuras mais-valias a totalidade dos valores de imposto do selo e IMT.
Lembramos que esta resposta aplica-se ao caso em concreto de acordo com os dados disponibilizados e é de carácter gratuito. Deverá consultar a sua repartição de finanças com todos os dados em falta para obter uma resposta 100% correcta. As suas dúvidas foram esclarecidas por Wemanage.Biz.